Ceará, Saúde

Isolamento social na quarentena cai em 22 dos 27 estados, incluindo no Ceará

Nos Estados como Ceará, Minas, Goiás e São Paulo, pressões políticas e empresariais sobre área da Saúde acontecem em paralelo ao aumento da circulação de pessoas nas ruas durante a quarentena.

B5B4719F 0097 4A69 89B9 20C37ABA9AD3

Isolamento social na quarentena cai em 22 dos 27 estados, incluindo no Ceará. Nos Estados como Ceará, Minas, Goiás e São Paulo, pressões políticas e empresariais sobre área da Saúde acontecem em paralelo ao aumento da circulação de pessoas nas ruas durante a quarentena.

Por outro lado, em meio a pressões de setores políticos e empresariais, ao menos sete governadores flexibilizaram, na última semana, medidas que restringiam a abertura de algumas atividades comerciais com uso de máscaras. O Ceará é o terceiro estado brasileiro com maior número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Os números altos no início da pandemia de casos do Ceará são justificáveis por dois fatores, segundo infectologistas. O primeiro deles foi devido ao estado ter tido uma explosão de número de infectados muito rapidamente, porque uma quantidade grande de pessoas voltou de um evento em Trancoso, Porto Seguro, na Bahia, e logo na sequência, foi confirmado que todas estavam com coronavírus. Isso facilitou a disseminação do vírus no bairro Meireles e Aldeota para as pessoas mais próximas como os familiares e conhecidos, sem as devidas precauções. Esse fato ocorreu em um momento em que ninguém estava fazendo o isolamento social, as pessoas que apresentavam sintomas continuaram trabalhando e por isso houve essa disseminação rápida, principalmente entre as classes mais altas.