Ceará

Investimentos em energia solar é destacado por parlamentar no Estado

O Ceará é o maior produtor de energia solar no Nordeste – o quinto no Brasil, aponta estudo.

Segundo o parlamentar Sérgio Aguiar do PDT, houve um aumento de 57% na capacidade de potência solar instalada no Ceará. “Este avanço é muito importante, porque nos coloca como líder do Nordeste”, ponderou Aguiar, na tribuna da casa.

Em novembro de 2017, a capacidade do Ceará era de 10,9 megawatts (MW), passando em junho de 2018 para 17,1MW.

Para Sérgio Aguiar, este crescimento é a confirmação do potencial cearense para geração de energia alternativa. “O Brasil fechou 2017 com R$ 5,5 bilhões em investimentos no setor solar fotovoltaico e a criação de cerca de 20 mil empregos. Em 2018, a expectativa é que entre em operação 1,1 mil MW adicionais das usinas solares fotovoltaicas dos leilões de energia de reserva de 2014 e 2015”, ressaltou.

Aguiar apontou ainda a mudança anunciada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Programa Fundo Clima, ao confirmar financiamento de até 80% dos sistemas geradores fotovoltaicos, com equipamentos novos produzidos no Brasil, com taxas de juros entre 4,03% e 4,55% ao ano. “Essas condições colocam o banco como uma das melhores opções para projetos solares fotovoltaicos e ajudam a promover a cadeia produtiva nacional”, acrescentou.

O deputado sugeriu ainda a instalação de sistemas de energia alternativa nos prédios da Assembleia Legislativa. “Nossa energia eólica e solar vem ganhando espaço e avançando do litoral para a serra. São formas econômicas e sustentáveis que devemos expandir, como os dois painéis de vidro que temos aqui na Assembleia; poderíamos pensar em transformá-los em fonte captadora de energia”,  finalizou.