Indicação foi mal recebida, tanto pela ala mais crítica do PT na Câmara Municipal, quanto pela oposição que apresentou nas redes denúncias de Ilário no MP-CE em envolvimento com corrupção.
O petista Ilário Marques, ex-prefeito de Quixadá, é o novo secretário de Direitos Humanos de Fortaleza, na gestão do prefeito José Sarto (PDT). Para analistas políticos, a entrada do PT na gestão Sarto mostra grupo dos Ferreira Gomes movendo peças no xadrez eleitoral para unir forças para as eleições desse ano ao lado do PT. Por outro lado, a indicação foi mal recebida, tanto pela ala mais crítica do PT na Câmara Municipal, onde os vereadores petistas fazem oposição à Sarto, quanto pela oposição que apresentou nas redes denúncias de Ilário Marques no MP-CE em envolvimento com corrupção.
A ação foi originada pelo MP-CE, através da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública – PROCAP, tendo como principal réu o ex-prefeito de Quixadá. Nesta denúncia, Ilário responde por desvio de dinheiro público, corrupção, fraude em licitação, ocultação de bens e valores e por integrar organização criminosa.
Ilário não é qualquer filiado ao PT e foi presidente Estadual do PT, deputado e prefeito. Inclusive vinha ocupando um cargo executivo na gestão do governador Camilo Santana (PT).