Por conta das eleições, na qual Sarto buscava se reeleger, foi aconselhado a silenciar e fazer vista grossa para o problema, segundo informou os bastidores.
O Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF) produziu um relatório após visita da entidade ao IJF, no dia 19 de novembro, e apresentado em reunião nesta quarta-feira (27), mostrou que o prefeito José Sarto (PDT) e diretores do hospital, sabiam da crise financeira que a unidade passaria a partir de agosto, desse ano. O Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Ceará já foram informados.
Por conta do período eleitoral na qual Sarto buscava se reeleger, foi aconselhado a silenciar e fazer vista grossa para o problema, segundo informou os bastidores. O relatório apresentado aponta que, após a posse da atual gestão do IJF, em janeiro deste ano, um diagnóstico situacional levantou a presença de “uma grande dívida financeira advinda de gestões anteriores” aliada a um orçamentário anual insuficiente.
O levantamento indicava também a necessidade de “ação imediata”, já que os recursos orçamentários e financeiros só cobririam as despesas do hospital até o mês de agosto. O relatório do Conselho Municipal cita que já se previa que os maiores impactos do colapso se dariam sobre o abastecimento de insumos e medicamentos e em relação ao quadro de funcionários.