Ação Civil Pública cobra que a Prefeitura de Fortaleza faça o imediato reabastecimento dos depósitos de medicações e insumos do Instituto José Frota (IJF).
O Ministério Público do Ceará apresentou uma Ação Civil Pública cobrando que a gestão do prefeito José Sarto (PDT) compre e faça o imediato reabastecimento dos depósitos de medicações e insumos do Instituto José Frota (IJF) após denúncias feitas aqui no Jornal Revista Ceará.
O MPCE cobra inclusive o bloqueio de R$ 19,1 milhões das contas da Prefeitura caso não sejam tomadas medidas urgentes para evitar o problema. Outro pedido cobra multa diária em R$ 5 mil para o prefeito Sarto (PDT), o atual secretário de Saúde, Dr. Galeno Taumaturgo, e o diretor do IJF, José Maria Sampaio, até a resolução da questão.
Segundo a ação, o atual quadro de falta de remédios e insumos estaria “colocando em risco a vida e a integridade dos pacientes internados e dos profissionais de saúde” do IJF. Neste sentido, o MPCE também destaca longo histórico de denúncias, inquéritos e audiências do órgão apontando problemas de desabastecimento do hospital.