Brasil

Ibovesta chega aos 100 mil pontos e bate recorde histórico no Brasil

Segundo investidores, o recorde histórico é consequência do regime atual de mudanças com a “Reforma da Previdência” do país, como também melhoras crucial na situação fiscal brasileira no governo.

A Ibovespa chegou aos 100 mil pontos nessa segunda-feira, (18) e fez história na Bolsa de Valores. A Bovespa alcançou 100 mil pontos pela 1ª vez na história do Brasil, bateu novo recorde e terminou o dia em alta de 0,86%, a 99.993 pontos. “Isso marca a quebra de uma barreira histórica, mas, na nossa visão, é só o começo do que está por vir”, afirmou Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimentos.

Segundo investidores, o recorde histórico foi uma consequência do regime atual de mudanças com a “Reforma da Previdência” do país, como também melhoras crucial na situação fiscal brasileira no governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL)

Além da reforma da Previdência, o mercado também monitora os planos de privatização dos governo, leilões de concessões de infraestrutura, venda de ativos entre outras medidas com potencial de sanar a questão fiscal do país. A melhora das perspectivas fiscais é o que deve atrair o capital externo que segue afastado ou detém posições ainda relativamente tímidas na bolsa brasileira. 

Em 2017, havia elevada expectativa de que o governo do ex-presidente Michel Temer conseguisse avançar com uma reforma nas regras das aposentadorias, mas os planos foram atropelados após denúncias de corrupção enfraquecerem a base política.