Negócios

Hygor Guerreiro, especialista em construção financiada, explica como escolher uma construtora e evitar surpresas em 2021

Neste fim de ano, o aumento por imóveis mais espaçosos, devido a rotina de home office, cresceu bastante. De acordo com os dados da Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliarias), divulgados em outubro de 2020, 97% das empresas tiveram um aumento na procura de construção financiada.

image 2
image 2

Pensando nisso, afim de ajudar as pessoas a escolherem a construtora ideal, Hygor Guerreiro, sócio diretor da Domus Incoporadora, listou as principais dicas na hora de fazer a escolha pela incorporadora correta.

Segundo Hygor, antes de iniciar qualquer negociação é importante escolher uma construtora de acordo com a identificação. Nesse caso, o cliente tem que selecionar quais as construtoras que ele tem identificação a respeito dos trabalhos que elas fazem, quais os tipos de padrão das casas construídas, se é especializada no programa verde e amarelo do Governo ou se é especializada em construção financiadas.

Outro fator de análise é a segurança da construtora. Nesse caso, o cliente vai avaliar o CNPJ da empresa, se existem processos, o que as pessoas falam, como a marca se comunica, afim de ter uma maior segurança na compra do seu imóvel.

O especialista ainda explica que, além disso, os clientes tem que analisar o cuidado que a empresa tem com o cliente; como a empresa trata o cliente; como lida a respeito dos problemas e qual a disponibilidade para resolver e tirar as dúvidas dos clientes.

Outro ponto para se avaliar é a garantia. Hygor explica que é importante avaliar os tipos de garantias que essa construtora te oferece: se ela tem garantia no mercado, quantos anos de garantia a construtora tem. “ Um fator muito importante também é saber se existe uma preocupação jurídica a respeito dos contratos e se existe um corpo jurídico especializados para os contratos e garantias da empresa”, conta.

Também é necessário avaliar acerca da comunicação. É muito importante analisar o tipo de comunicação que a empresa tem com os clientes. “É importante a empresa incluir o cliente nesse processo de comunicação acerca do desenvolvimento da construção, transparecendo todos os custos e fases da construção”, ressalta Hygor.

O preço é um fator bastante importante. Hygor conta que cada projeto é único e serão avaliados o acabamento, localidade, metros quadrados, o cálculo estrutural. Mas que o cliente tem que sempre avaliar o preço, qualidade e pontualidade dos serviços.

PRAZO

Um dos fatores cruciais é o prazo. Hygor explica que é muito importante, antes de fechar qualquer negociação o cliente saber como está o cronograma da sua obra e qual a duração.

Último aspecto: metodologia. Hygor conta que tem que ser analisado se a construtora está acompanhando as tendências tecnológicas, e as tendências para poupar material, com a finalidade de diminuir os desperdícios da construção; verificar se os projetos são sustentáveis, se são projetos que trazem uma duração maior do imóvel.