Ceará

Gestão financeira, entenda como uma ferramenta simples pode auxiliar na gestão da sua empresa

A grande dificuldade das empresas e principalmente para aquelas que estão iniciando suas atividades é realizar a gestão financeira. O descasamento da capacidade de geração de caixa com as obrigações de pagamento dos credores das empresas, tem colocado muitas organizações em dificuldades no que tange a liquidez, desta forma podemos colocar que é indispensável para uma boa gestão financeira a ferramenta de fluxo de caixa.

A ferramenta básica que todos os empresários devem conhecer para auxiliar na gestão financeira e na tomada de decisão da empresa chama-se fluxo de caixa. Um controle eficiente do fluxo de caixa permite controlar as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, permitindo analisar se o empreendimento possui recursos suficientes para cobrir todos os custos e despesas.

Um fluxo de caixa organizado e bem elaborado viabiliza prever detalhadamente como o futuro caixa da empresa irá se comportar, projetando em períodos futuros o resultado de todas as entradas e saídas de recursos financeiros em regime de caixa (não contábil).

Exemplificando, são lançadas as receitas, contas a receber, despesas, contas a pagar e se apura o resultado, podendo este ser positivo ou negativo. O saldo positivo representa uma situação favorável, pois a entrada de recursos é maior do que a saída. Por outro lado, quando a saída de recursos é maior do que entrada o saldo torna-se negativo, necessitando de estratégias antecipadas de gestão como talvez diminuir a margem para aumentar o giro e verificar quais linhas de financiamento tem os menores juros.

Valdemir Alves

Sócio da Controlpax Contabilidade e Consultoria Ltda.