Ceará

Fortaleza terá sua primeira faculdade de teologia; ‘Faculdade Cidade Teológica Pentecostal’

Sediada na Avenida Sapiranga, a instituição abrirá cerca de 80 vagas iniciais para o curso de Bacharelado em Teologia.

E7D53A96 7222 44C9 B45B 93E3D5A7789A

Neste sábado (27), será inaugurada em Fortaleza a Faculdade Cidade Teológica Pentecostal (FCTP). A IES é a primeira no estado a propor uma linha de estudo 100% pentecostal, uma marca reconhecida da Igreja Assembleia de Deus. A fundação da Assembleia de Deus no Brasil está ligada ao movimento religioso americano que ficou conhecido como Movimento Pentecostal, iniciado em 1906 na Rua Azuza, 312, em Los Angeles, por William J. Seymour. Foi ali que dois jovens suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, desejaram realizar obra missionária em solo brasileiro onde haveria um dos maiores movimentos pentecostais no mundo.

Segundo religiosos, a instituição será um marco para a população que deseja ter formação teológica ou mesmo para os que são vocacionados para pastor, missionário, apóstolo e bispo. O projeto de educação teológica deu início ao ‘Instituto Bíblico Cidade dos Funcionários’ no ano de 1996, a partir da obra de um casal de missionários, Pr. Francisco Bezerra Filho e sua esposa Leonília Bezerra, que chegou para assumir a presidência da Igreja Assembleia de Deus Cidade dos Funcionários. Visando contribuir de forma efetiva para a capacitação de estudantes no campo da pesquisa religiosa, a diretoria da Igreja Assembleia de Deus Cidade dos Funcionários idealizou o projeto de elevar o Instituto Bíblico à categoria de Faculdade.

A Instituição é mantida pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus Cidade dos Funcionários, sendo portanto a concretização do sonho para a implantação de um projeto de educação cristã devidamente formalizado junto ao Ministério da Educação, tendo como o foco primordial a formação de teólogos, por meio de cursos de extensão, graduação e pós-graduação, articulando ensino, pesquisa e extensão em uma proposta científica com viés pentecostal, sintonizada com a atividade confessional de sua mantenedora.