Fala da entidade vem após uma sequência de falas do presidente Lula (PT) ao atacar e criticar o mercado financeiro que vem reagindo após a liberação do teto de gastos pelo governo petista.
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, disse neste sábado (4), durante participação em evento do Lide, em Lisboa, que banco não precisa de juro alto para ter lucro. A fala da entidade vem após uma sequência de falas do presidente Lula (PT) ao atacar e criticar o mercado financeiro que vem reagindo após a liberação do teto de gastos pelo governo petista.
Segundo a Febraban, as instituições bancárias defendem a queda das taxas no país, mas querem o barateamento do custo do crédito. “As taxas de juros precisam cair, mas o crédito é muito tributado. Os bancos defendem ampliar a oferta de crédito”, afirmou o presidente da Federação Brasileira de Bancos. Lula disse, em entrevista, que “não existe nenhuma razão para a taxa de juros estar em 13,75%”, em referência à Selic, mantida pelo Copom em reunião na quarta (1º).
Segundo o presidente, a meta de inflação fixada pelo Banco Central para este ano (3,25%) é um “exagero” que vai obrigar o Brasil a “arrochar para cumprir”. O petista ainda voltou a criticar a independência do BC.