Política

Evandro Leitão é eleito novo prefeito de Fortaleza e governará a 4ª maior capital do Brasil

A decisão foi acirrada até o fim da apuração. Com 100% das seções apuradas, Evandro teve 50,38% e derrotou André Fernandes (PL), que teve 49,62%.

IMG 4975

O Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará disputou o segundo turno das eleições pela Prefeitura de Fortaleza o deputado federal André Fernandes (PL). A disputa foi apertada e decidida apenas no final da apuração.

Apoiado pelo presidente Lula (PT), Camilo Santana (PT) e Elmano de Freitas (PT) o economista presidiu o time de futebol Ceará entre 2008 e 2015. Foi eleito deputado estadual em 2014 pelo PDT e atuou como líder do governo Camilo Santana, entre 2015 e 2018, quando foi reeleito para o cargo. Em 2023, assumiu o terceiro mandato, e trocou o PDT pelo PT para disputar a prefeitura de Fortaleza. A decisão foi apertada até o fim da apuração. Com 100% das seções apuradas, Evandro teve 50,38% e derrotou André Fernandes (PL), que teve 49,62%.

O pleito foi marcado por grandes emoções, com as pesquisas divulgadas nas últimas semanas apontando para um pleito acirrado e pouco espaço para previsões seguras. Apesar da maior proximidade ideológica, Leitão não conseguiu atrair o Partido Democrático Trabalhista de forma coesa em sua campanha no segundo turno, após a derrota do prefeito José Sarto (PDT), que disputava a reeleição. A legenda de Ciro Gomes (PDT) se dividiu rachar entre o endosso a Fernandes, a Leitão e a neutralidade.