Política

Evandro cumpre promessa de campanha e derruba ‘Taxa do Lixo’ criada por Sarto

A oposição tentou aprovar o perdão a quem não pagou a taxa em 2023 e 2024  e também o ressarcimento a quem pagou, mas a ideia não foi aprovada.

IMG 0401

A aprovação pela derrubada da “Taxo do Lixo” criada pelo ex-prefeito derrotado José Sarto (PDT) foi unânime entre os vereadores da base de Evandro Leitão (PT) e oposição. A oposição tentou aprovar o perdão a quem não pagou a taxa em 2023 e 2024  e também o ressarcimento a quem pagou, mas a ideia não foi aprovada.

A mensagem que extinguiu a taxa foi enviada à Câmara Municipal de Fortaleza pelo novo prefeito eleito (PT), que havia prometido acabar com a taxa ainda na campanha eleitoral de 2024. O petista convocou os vereadores para votarem a matéria de maneira extraordinária através do presidente Léo Couto (PSB), já que devido ao recesso parlamentar, as atividades só retornariam em fevereiro.

Apesar disso, a proposta deve manter o aditivo que cria um Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) para devedores da taxa do lixo, referente a créditos vencidos até 31 de dezembro de 2024. A validade do programa seria durante todo o exercício de 2025.