Direito&Justiça

Entrevista Especial | Juiz Federal Danilo Fontenelle e sua obra infantil “O Tesouro de Fortaleza”

Convidado por nosso editorial, o juiz federal, professor e escritor, Danilo Fontenelle falou com exclusividade à nossa equipe e detalhou o lançamento de sua segunda obra infantil; “O Tesouro de Fortaleza”.

3081C5D9 1BDB 4D58 BDBA 0C290F8F15EE

Mesmo com alguns livros já publicados e lançados no mercado editorial, Danilo Fontenelle ressalta que a experiência com uma história para crianças foi única. “Lidar com o mundo infantil e interagir pela escrita com as crianças é um prazer especial”, detalha.

Confira na íntegra entrevista:

1ª Revista Ceará: O que lhe inspirou a criar a referida obra; “O Tesouro de Fortaleza”?

Danilo Fontenelle: Fortaleza é nossa cidade, a capital de todos os cearenses e uma das melhores cidades do mundo . Precisamos conhecer para valorizar e essa foi a intenção do livro: proporcionar ao público infantil o conhecimento básico dos pontos turísticos e históricos de Fortaleza para, cada vez mais, valorizá-la. Isso foi pensado através de uma história envolvendo um avô, o casal de netos e Iuiú, o bode falante, tataraneto do bode ioiô.

2ª Revista Ceará: Qual a sua Editora ? E quantos profissionais estiveram engajados na obra?

Danilo Fontenelle: A editora é a M3, de Natal e o projeto envolveu, além de mim, o ilustrador Rafael Limaverde, a diagramação de Marisa Marques de Melo, finalização de Franco Mathson e revisão de Anchella Monte, além do editor Rilder Medeiros.

3ª Revista Ceará: Nós jornalistas, sabemos que vossa excelência é conhecido no meio jurídico como um Juiz mão de ferro. O que o levou a criar uma obra tão sentimental e delicada ?

Danilo Fontenelle: Entendo que apenas as condenações sejam noticiadas, mas também existem as absolvições, que geralmente passam despercebidas. Na verdade, não me considero “mão de ferro”, mas apenas um juiz que procura fazer justiça. De qualquer maneira, conhecer a natureza humana sempre facilita a escrita e colabora para imaginar histórias, e a sensibilidade sempre está presente, seja nos julgamentos, na vida ou na escrita .

4ª Revista Ceará: Vossa excelência tem quantos filhos? Qual a idade ?

Danilo Fontenelle: Tenho um filho, já adulto, ilustrador, designer e professor de inglês.

5ª Revista Ceará: Vossa excelência já criou outras obras semelhantes ou com temas diferentes?

Danilo Fontenelle: Já escrevi alguns livros jurídicos, sobre como estudar, a respeito do caminho de Santiago, alguns contos e um outro infantil, todos disponíveis na Amazon.

6ª Revista Ceará: Onde sua obra pode ser encontrada? Qual o valor ?

Danilo Fontenelle: “O Tesouro de Fortaleza” pode ser encontrado na site da Amazon e no site da editora M3, responsável pela publicação.

7ª Revista Ceará: Qual sua maior paixão nas horas vagas?

Danilo Fontenelle: Além de ler e escrever, sou professor do curso de Direito da Uni7 e faixa preta de karate na Gautama Dojô.

8ª Revista Ceará: Como vossa excelência analisa o trabalho jornalístico no Brasil, em especial da Revista Ceará?

Danilo Fontenelle: Precisamos, cada vez mais, de veículos de comunicação independentes, isentos e que se preocupem em bem informar o leitor, cumprindo a Revista Ceará, tal missão.