Ceará, Negócios

Enel mira provedores de internet com nova tarifa e empresários vão à justiça

Entidades destacam risco de falência de mais de 500 empresas no Ceará como outro impacto direto da cobrança da taxa já no mês de março deste ano.

08DACCE2 7142 4C17 8DD6 B9AF2101A427

Empresários e trabalhadores de provedores de internet no Ceará se reuniram nesta segunda-feira (21), no entorno da Arena Castelão, para se manifestar contra o aumento da taxa de utilização de postes cobrada pela ENEL- CE. Empresários estão criando uma frente parlamentar e junto à opinião pública para pressionar o governador Camilo Santana (PT) e o presidente da república Jair Bolsonaro (PL) na intervenção da cobrança no Ceará e nos demais estados.

Segundo eles, a taxa que hoje é cobrada por até R$ 12 por poste subirá mais de seis vezes, passando de R$ 70 por poste. As empresas de internet pontuam que a implementação é “abusiva” e que representará num aumento de até 70% na fatura de internet cobrada aos consumidores.

Entidades como Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramulti) e a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) destacam ainda o risco de falência de mais de 500 empresas no Ceará como outro impacto direto da cobrança da taxa já no mês de março deste ano.