Entidades destacam risco de falência de mais de 500 empresas no Ceará como outro impacto direto da cobrança da taxa já no mês de março deste ano.
Empresários e trabalhadores de provedores de internet no Ceará se reuniram nesta segunda-feira (21), no entorno da Arena Castelão, para se manifestar contra o aumento da taxa de utilização de postes cobrada pela ENEL- CE. Empresários estão criando uma frente parlamentar e junto à opinião pública para pressionar o governador Camilo Santana (PT) e o presidente da república Jair Bolsonaro (PL) na intervenção da cobrança no Ceará e nos demais estados.
Segundo eles, a taxa que hoje é cobrada por até R$ 12 por poste subirá mais de seis vezes, passando de R$ 70 por poste. As empresas de internet pontuam que a implementação é “abusiva” e que representará num aumento de até 70% na fatura de internet cobrada aos consumidores.
Entidades como Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramulti) e a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) destacam ainda o risco de falência de mais de 500 empresas no Ceará como outro impacto direto da cobrança da taxa já no mês de março deste ano.