Negócios

Empresas relatam como transformaram negócios com a ajuda da internet em tempos de pandemia

Com os impedimentos para abrir lojas físicas em diversos períodos da pandemia, ficou ainda mais importante aprender a usar as ferramentas digitais para conquistar o público e gerar vendas.

Donas de pequenos negócios contam como aprenderam a transformar a internet em uma aliada fundamental para suas empresas. O mundo é cada vez mais digital, e se havia alguma dúvida de que essa realidade também chegou para os pequenos negócios, o último ano provou isso. Com os impedimentos para abrir lojas físicas em diversos períodos da pandemia, ficou ainda mais importante aprender a usar as ferramentas digitais para conquistar o público e gerar vendas. No entanto, ter sucesso num mundo com tanta concorrência nem sempre é simples.  

Para micro e pequenos empreendedores, que muitas vezes não têm como pagar um profissional para cuidar de sua presença online, pode ser um desafio conseguir mostrar seus produtos de forma convincente e eficiente nas redes. Por isso, muitos deles apostam em cursos rápidos que ensinam de forma prática a transformar perfis em verdadeiras vitrines e até a começar a vender pela internet.

Loja virtual 

Veneridiana Valentim de Oliveira é microempreendedora e montou uma loja na sua casa, em Icó, a Vera Presentes. Quando começou a pandemia, ela se viu com muitos produtos estocados e parados, pois não podia realizar nem receber visitas dos clientes. Decidiu fazer o curso Como Vender nas Redes Sociais em 2020 para ter mais um canal de vendas e diz que foi sua “salvação”.

“Eu não sabia como usar a Internet para fechar vendas e esse foi meu objetivo ao me matricular no curso”, lembra. “Hoje, a minha página no Instagram é uma verdadeira loja virtual”, diz orgulhosa. E complementa: “Até vídeos eu faço!”. Vera ressalta que as aulas abriram a mente dela como empreendedora para as possibilidades nas plataformas virtuais.

Juliana Araújo é artesã e transformou dons e habilidades em negócios. Criadora da marca Luna Manjari, de arte tecida em nós entrelaçados, ela hoje comercializa sua produção para todo o Brasil. “Eu era totalmente alheia às redes sociais, mas agora faço do Instagram uma vitrine para divulgar e vender minha arte”, conta.

Aprendendo em casa

Tudo começou quando ela resolveu se qualificar e investiu no curso remoto Como Vender nas Redes Sociais, que fez parte da primeira edição da Jornada de Negócios Digitais do Senac. “A gente aprende desde a definição do público-alvo e as formas de interação, até as diversas possibilidades das ferramentas disponíveis no Instagram, como os stories e o Reels”, diz.