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Empresa cearense de polpas de frutas amplia exportação e ganha mercado da Oceania e América Central, com exportação de 70 toneladas de produtos para Austrália e Porto Rico

A empresa cearense de fabricação de polpas de frutas, Frutã, iniciou 2019 expandindo seus negócios, ainda mais, para o exterior. Após conquistar mercado da Europa, América do Norte, agora é a vez da Oceania. Foi fechado negócio com a Raw Crush e embarcado um contêiner de polpas para a Austrália. Foram 20 mil quilos dos mais variados sabores, que deverá chegar em Sydney em dois meses. A empresa compradora é a Raw Crush, uma distribuidora – de brasileiros que residem lá – e venderá para o mercado geral, restaurantes, bares, hoteis, lanchonetes e será uma das primeiras polpas de fruta 100% natural do mercado australiano. Outro embarque internacional, que aconteceu, também, no mês de janeiro, foi para San Juan em Porto Rico, abrangendo todo o Caribe. Foram 50 toneladas de polpas, dos mais variados sabores. Além deles, já se pode encontrar polpas Frutã na Alemanhã, Bélgica, Portugal, França. 

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“Em breve, atenderemos mais alguns países da Europa com Natchup e polpas, além do Canadá”, afirmou a sócia-diretora, Ana Patrícia Diógenes.



HISTÓRIA– Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) é uma empresa genuinamente Cearense, localizada em Jaguaribe. Em 2002, iniciou sua história cultivando frutas tropicais, passando por uma mudança em 2007 ao implantar a primeira Indústria de Polpas Pasteurizadas no Ceará. Atendendo apenas o mercado Cearense até meados de 2010, quando realizou uma grande ampliação em sua estrutura física e um maciço investimento em inovação. Desenvolvendo novos produtos, buscando novos mercados, adquirindo certificações internacionais – (ISO 9001 e 22000), certificação Korsher (do mercado judeu), as orgânicas nacional, europeia e americana e, ainda a WQS para atender a rede WalMart – firmando parcerias com instituições de ensino, implantando metodologias inovadoras, sustentáveis e educacionais dentro da organização, para com isso ser viabilizado o objetivo principal.



O foco é a qualidade junto às necessidades dos clientes, por este motivo estão na busca constante por inovações e tecnologias que proporcionem a extração de todo o potencial das frutas, garantido assim o melhor sabor com todos os benefícios à saúde, proporcionada pelas proteínas naturais de cada fruta, sempre com o compromisso de levar toda essa qualidade com o menor custo possível ao cliente final. 


NATCHUP – Em 2018, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), lançou o “Natchup”, um catchup 100% natural feito à base de acerola, que tem sido destaque nacional e internacionalmente. No ano de 2017, deu-se início na UFC o desenvolvimento de um molho natural, com alta concentração de compostos antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, antocianinas e flavonoides. As matérias-primas escolhidas para compor a elaboração são abundantes na região Nordeste do Brasil e essa seleção foi feita considerando as propriedades intrínsecas de cada uma delas (acerola, abóbora, beterraba e especiarias).

Esta pesquisa não teria alcançado a dimensão atual sem a parceria firmada entre Academia e o mercado produtivo (indústria), por meio da professora do curso de Engenharia de Alimentos da UFC, Lucicléia Barros, e a diretora comercial da Frutã, Ana Patrícia Diógenes. Em um momento que se constitui como único, nasce um novo produto, o “Natchup”, que traz em sua essência o desejo de mudança e inovação na forma de um molho totalmente vvoltado para saudabilidade, sustentabilidade e solidariedade.