Brasil, Política

Em avião disfarçado, Maduro chega ao Brasil e é recepcionado com honras por Lula

Avião presidencial da Venezuela está na lista de sanções publicada pela Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos, proibido de percorrer países da América Latina.

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Brasil em um avião da Conviasa, uma companhia aérea estatal de seu país. Apesar da pintura da aeronave trazer o logo dessa companhia comercial e sua cor laranja, trata-se do avião presidencial, cujo registro é YV-298. O avião presidencial foi pintado com outras cores porque entrou na lista de sanções publicada pela Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofac, na sigla em inglês), em março de 2020.

Venezuela e Cuba ainda devem US$ 529 milhões, o que equivalente a 25% do total emprestado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos dois países nos governos Lula e Dilma, apontam dados disponíveis na página do banco estatal.

Mesmo o total já quitado não foi pago por Cuba e Venezuela, que acabaram dando o calote. O BNDES precisou acionar as garantias para receber. Os empréstimos foram pagos pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE), que é custeado pelo Tesouro.