Política

Eleições / Bolsonaro abre 16 pontos de vantagem sobre Haddad, diz XP

A dois dias das eleições, reta final de campanha, institutos divulgam últimas pesquisas do cenário presidencial. 

Com 58% de Jair Bolsonaro, contra 42% de Fernando Haddad, pesquisa encomenda pela XP Investimentos aponta o candidato militar com 16 pontos de vantagem sobre o petista. Já no Instituto DataFolha, Bolsonaro aparece com 56%, contra 44% de Haddad, ou seja, a vantagem de Bolsonaro caiu para seis pontos, sobre o petista.

O candidato Fernando Haddad (PT) chegou a afirmar que o DataFolha erra e que não confiava nos dados do instituto. General Augusto Heleno também acusou o DataFolha de ter manipulado o resultado de sua pesquisa, aproximando os candidatos “de modo a favorecer aquele que lhe interessa”, no caso o petista. No próximo domingo, (28), os brasileiros conhecerão seu novo Presidente da República.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.