Saúde

Editorial / Como o RPG pode te ajudar na sua autoestima

B73DDD91 DEE2 4E57 ADE8 B00F9418AE8C

O RPG trabalha a consciência corporal na correção da postura, aquela postura viciosa que lhe causava danos terríveis, tanto físico como emocional. Confira artigo com a fisioterapeuta Drª Veraneide Oliveira.

A postura é algo muito importante e necessária na vida de alguém. Hoje na correria do dia-a-dia as pessoas andam se esquecendo desse detalhe, e adquirindo as chamadas posturas viciosas. Se pararmos um pouco e nos olharmos em um espelho e fazermos uma auto análise do nosso corpo, iremos ver de imediato uma postura inadequada. Seja os ombros caídos e enrolados ou muito elevados, pescoço encurtado, corcunda ou enrolado, dores na lombar, dores no pescoço e  vários outros desarranjos posturais.

Uma pessoa que sente dores em qualquer parte do corpo ou que tenha um desarranjo postural, torna-se uma pessoa retraída, intimidada, triste, com uma autoestima bem negativa, passa a viver fora dos círculos de amizade, falta ao trabalho, não pode praticar uma atividade física e deixa até de desenvolver suas atividades domésticas cotidiana, pois aquela disfunção postural ou dor constante não  permite que desenvolva-se qualquer que seja, o movimento desenvolvido por aquele seguimento corporal afetado. 

?O RPG (Reeducação Postural Global) é uma das especialidades da fisioterapia, que trata o corpo de forma global, ou seja, dos pés à cabeça. A pessoa entra no consultório de fisioterapia para tratar de uma dor na lombar ou de uma desarmonia postural, depois de uma avaliação criteriosa e específica é traçado o plano de tratamento, ao iniciar esse tratamento o paciente é informado que ele terá o corpo todo tratado, de modo que, uma postura conscientizada seja adquirida pelo paciente.

O corpo tem uma cadeia de músculos que sustentam o esqueleto, todos esses músculos estão de alguma maneira em conexão um com o outro, então porque não tratar o corpo todo? Sim, temos que tratar todo o corpo.

O RPG trabalha a consciência corporal na correção da postura, aquela postura viciosa que lhe causava danos terríveis, tanto físico como emocional. Quando o paciente se permite passar por esse processo de reeducação, vai percebendo que a medida que sua postura física vai melhorando, sua postura emocional também melhora e percebendo esses resultados, compreende que o BEM ESTAR é a harmonização do todo e não somente de uma parte. Uma postural consciente, bem trabalhada, correta, agrega ao paciente uma beleza própria, um porte físico todo harmonizado, um sentimento incrível de bem-estar, posso até dizer, de felicidade! Pois o paciente já não sente mais dor, se vê como uma pessoa vitoriosa, produtiva, pronta para desenvolver suas atividades cotidianas.

A fisioterapia, em mais uma de suas especialidades, transformando a vida de pessoas antes cheia de dores e sem harmonia corporal, em pessoas com o mais completo bem-estar físico e emocional.