Ceará

EDITORIAL / Advogados questionam veracidade de pesquisas em reta final de campanha OAB-CE

A última foi um questionamento feito por um grupo de advogados ao Instituto ‘Cuali Pesquisas’ que tem como seu principal cliente o Governo do Ceará na qual apoia o candidato liderando.

Erro ou manipulação? Como é próprio dos vários estilos de “jornalismo” no Brasil (salvo raríssimas exceções) veiculados pelas mídias digitais, quase sempre contaminados por uma alta incidência de conteúdos “Fakes News”, em períodos pré eleitorais, esse problema se agrava ainda mais. O próprio TSE mostrou-se estar atento aos mais diversos conteúdos jornalísticos produzidos em período eleitoral.

Sem optarmos a juízo de valor à A ou B, sabemos que é prática conhecida no país inteiro de alguns editoriais responsáveis pela produção desses conteúdos, quase sempre contaminados por um alto padrão de manipulação, a serviço de interesses oficiais e/ou corporativos, se associam aos vários institutos de pesquisas para produzirem e difundirem resultados manipulados, com o objetivo de influenciar os leitores (eleitores) menos atentos.

Alguns desses textos e percentuais de pesquisas, de tão grosseiros, deixam evidentes a fraude com o intuito de beneficiar determinadas candidaturas.

Agora mesmo, recentemente um grupo de advogados questionam um site de comunicação no Ceará após a publicação do resultado de uma pesquisa sobre as eleições para presidência da OAB no Estado. Segundo denunciam advogados, “a publicação com os dados da pesquisa atenta contra a inteligência coletiva e não resiste a mais superficial das análises”, afirmam.

O texto informa que a pesquisa foi realizada com advogados aptos a votar, ocorre que segundo o grupo de advogados, a comissão eleitoral não entregou a ninguém, nem mesmo aos integrantes das várias chapas registradas, a listagem com os advogados habilitados a votar, o que deixa evidente a fraude na visão dos advogados.

Outro ponto questionado por diversos advogados ouvidos pela Revista Ceará, é o fato de que é público e notório que o Governo do Estado e do Município de Fortaleza têm apoiado o candidato Erinaldo Dantas, por coincidência é o que aparece como primeiro colocado na pesquisa divulgada pelo site cearense.

Deve ser informado ainda que a empresa ‘CUALI Pesquisas’, contratada para realizar a pesquisa, tem como principal cliente o Governo do Estado, conforme site da própria empresa.

Sob o ponto de vista técnico, a matéria informa que a margem de erro da pesquisa é de 5,9%, percentual que de tão alto, deixa evidente a distorção, o que demonstra que metodologia aplicada pelo instituto está equivocada e foi utilizada com o intuito de favorecer o candidato que aparece na liderança.

O leitor deve ficar atento para o tipo de informação produzida na qual acessa para evitar ser induzido a erro de interpretação em pesquisas realizadas e promovidas em reta final das mais variadas campanhas eleitorais.

Redação: Jornalista Amanda Souza