Ceará

Deputado Federal solicita ajuda de oxigênio medicinal ao Ministério da Saúde para o Ceará

Heitor Freire (PSL) protocolou solicitação formal (INC 362/2021) ao Governo Federal para garantir fornecimento de oxigênio medicinal ao Ceará, durante toda a pandemia.

O Estado do Ceará está passando por um momento delicado, devido à pandemia do coronavírus, e tem como base os diversos relatos, inclusive já relatado aqui pela Revista Ceará em primeira mão, sobre o risco de desabastecimento, como aconteceu no último fim de semana na UPA do bairro Edson Queiroz.

Apesar do Governo do Estado alegar apenas problemas de logística, conforme tivemos acesso com exclusividade, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) tem comunicado o perigo de faltar oxigênio medicinal em diversos municípios cearenses já nos próximos dias. Para o parlamentar Heitor Freire (PSL), a situação é urgente:

“Já sofremos há um ano com as decisões falhas e falta de planejamento do Governo do Ceará. Agora estamos passando por uma real possibilidade de ficar sem oxigênio, de acordo com o acompanhamento da Aprece em cidades do interior do estado. Isso não pode acontecer jamais! Por isso, estou em contato direto com o Ministério da Saúde, a fim de que seja garantido o fornecimento deste item essencial para a manutenção da vida dos pacientes com Covid. Não podemos cogitar nem de longe mais esse sofrimento ao cearense”, argumenta Freire. 

A solicitação foi encaminhada à pasta da Saúde no início desta terça-feira (16) e aguarda uma resposta oficial nos próximos dias.