Conforme a Safernet, as denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023.
O resultado foi o maior da série histórica iniciada em 2006. Ao todo, foram 71.867 queixas no ano passado, número 28% superior ao recorde anterior, registrado em 2008 (56.115 denúncias). O deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa do Ceará um Projeto de lei que visa proteger crianças e adolescentes de crimes cibernéticos criando uma campanha publicitária de conscientização contra o bullying e o cyberbullying.
O projeto visa proteger o público infantil e jovem através da conscientização sobre os prejuízos do bullying, tanto para quem sofre como para quem pratica. A idéia é veicular material informativo e de conscientização nas sessões cinematográficas e em transmissões oficiais do Estado, além de exibir também em escolas públicas estaduais, municipais e particulares no início de cada período letivo. “A utilização indevida da IA para cometer ou facilitar crimes cibernéticos contra esse público vulnerável tem se tornado uma preocupação crescente, exigindo uma resposta legislativa eficaz e proativa”, ressalta o parlamentar.