Cidades, Saúde

Deputada solicita distribuição de máscaras, luvas e álcool em gel para municípios em quarentena

Aderlânia Noronha (SD) justifica que os profissionais da saúde são os principais agentes expostos à transmissão do coronavírus por estarem na linha de frente do combate à doença.

A deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) solicitou, nesta quarta-feira (29), ao secretário de saúde do Ceará, Dr. Cabeto, a distribuição, em caráter de urgência, de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para as unidades de saúde de Parambu, Quiterianópolis, Crateús, Arneiroz, Independência, Novo Oriente e Quixeré.

A parlamentar justifica que os profissionais da saúde são os principais agentes expostos à transmissão do novo coronavírus por estarem na linha de frente do combate à doença. 

“Esses profissionais atendem os pacientes do Sistema Único de Saúde nas unidades de saúde dos municípios cearenses. Muitos desses equipamentos começam a faltar, o que representa um grande risco para toda a população”, completa a deputada.

Ela ressalta ainda que, na tarde do domingo (26), chegou a Fortaleza um avião fretado pelo Governo do Ceará com carga de quase 90 toneladas de EPIs e testes para detecção da Covid-19. Segundo ela, são os mesmos insumos que já estão sendo utilizados em todo o Brasil e no mundo, com qualidade garantida. ”Esse material deve ser enviado também para os municípios, onde a doença se alastra”, recomenda.

Ao todo, o Governo do Ceará adquiriu mais de 270 toneladas de insumos, o que significa que logo outras aeronaves estarão chegando à Capital cearense, trazendo mais equipamentos importantes neste momento dramático da pandemia.