Ceará

Deputada destaca ‘Outubro Rosa’ na tribuna da Assembleia Legislativa

Aderlânia Noronha (SD) ressaltou a importância da campanha na Assembleia Legislativa em comemoração aos 11 Anos do Movimento Outubro Rosa no Brasil.

De acordo com a deputada, o câncer, contudo, tem chances altíssimas de cura, caso descoberto em estágios iniciais. ”Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente”. O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando, em torno de 25%, todos os tipos de cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59 mil casos novos de câncer de mama em 2019, com risco de 56 casos a cada 100 mil mulheres, informou a parlamentar.

Projetos

Aderlânia destacou ainda dois projetos, de sua autoria, aprovados pela Assembleia. O primeiro assegura aos servidores e empregados públicos dos órgãos e entidades da administração estadual o direito a um dia de licença, uma vez por ano, para realização de exames preventivos de câncer de mama, de útero e de próstata.

Já o segundo projeto prevê que a rede de prevenção ao câncer, no âmbito do Sistema Único de Saúde, conte, em caráter complementar, com o apoio, a ser oferecido pelo Estado, de unidades móveis, com vistas a garantir o acesso aos programas de prevenção em todas as regiões do Ceará.