Ceará, Negócios

Complexo de energia éolica produzirá 121,8MW de potência em Trairi no Ceará

A francesa Qair Brasil finalizou a instalação do parque eólico Serra do Mato, localizado em Trairi, no litoral oeste cearense. Obras geraram 1,1 mil empregos na fase aguda da instalação.

1AD341A8 80B7 4FFB 8366 280238C2D9CE
(Foto: Divulgação)

Com investimento de quase R$ 2 bilhões, a empresa francesa Qair inaugura complexo eólico no Trairi no Ceará, do parque eólico Serra do Mato. Ao todo, o complexo conta com 29 torres já em operação, totalizando 121,8 MW de potência instalada.

A energia produzida pela planta foi negociada no mercado livre, ou seja, diretamente com as empresas que irão utilizá-la. O diretor de desenvolvimento e construção da empresa, que é uma subsidiária do grupo francês Qair Internacional, Luiz Santos, comemorou a finalização e ressaltou a importância do projeto. “A conclusão de mais uma fase do Complexo Serrote/Serra do Mato é um marco muito importante para a Qair. São mais 29 aerogeradores instalados, adicionando 121,8MW à matriz energética brasileira neste momento em que o país tanto necessita de energia nova. Energia verde, contribuindo para uma economia de baixo carbono”, afirmou.

A Qair Brasil é subsidiária do grupo Qair, de origem francesa, que possui operações em doze países e experiência de 30 anos de atuação no mercado de energias renováveis. A empresa empreende no Brasil desde o início de 2018, inicialmente sob a denominação Quadran Brasil. Possui sua sede administrativa na Cidade de Fortaleza e desenvolve empreendimentos de geração de energia elétrica em diferentes estados da região Nordeste.