Ceará

Com doação do Itaú, Fio Cruz instalará Central de testagem da Covid no Ceará

Cada uma tem o custo de 12 milhões de dólares. Já o custo da operação das centrais, ficará a cargo da própria Fiocruz, com recursos do Governo Federal. Quanto a construção da Central em tempo recorde, a Fio Cruz esclarece que trata-se de um modelo construtivo inovador, idêntico ao utilizado no Hospital para Covid-19 da Fiocruz no Rio. Quando finalizada, será possível realizar cerca de 10 mil testes.

O anuncio foi feito pela @oficialfiocruz, que recebeu uma doação do grupo @itau.unibanco para a construção e instalação do Centro no Ceará. Quando finalizado, será possível realizar cerca de 10 mil testes para diagnóstico da Covid-19, além dos testes IgG, para identificar se o indivíduo já foi infectado com o coronavírus.

A Central de testes deve ser inaugurada na próxima semana pela Fio Cruz e irá expandir gradualmente o processamento de análise até atingir o limite, e funcionará como a segunda unidade da Fiocruz no País, destinada exclusivamente ao processamento de testes e pesquisas do vírus. O equipamento de 2 mil m² está localizado dentro da Sede da Fiocruz Ceará, no Pólo Tecnológico e Industrial da Saúde (PITS), em Eusébio.

A Fiocruz Ceará afirmou que, no momento, está finalizando as entrevistas dos profissionais que vão trabalhar no projeto. Os funcionários vão se revezar em três turnos de trabalho para acelerar os resultados. A iniciativa é do Banco Itaú, por meio do projeto “Todos pela Saúde”.