A programação segue até o dia 6, com painéis sobre medidas pré-processuais, desjudicialização da execução, multas pecuniárias, entre outros assuntos, transmitidos para os inscritos na plataforma da ESA-CE cursos.esace.org.br.
Na noite da última terça-feira (3/11), teve início o Seminário Execução Civil, sob coordenação do professor e Procurador-Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana. O evento online recebeu mais de 1500 inscrições e é uma realização da Escola Superior de Advocacia, do Centro de Estudos e Treinamento (Cetrei) da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), e do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).
No primeiro dia de evento, o professor Juvêncio Vasconcelos Viana e o advogado Daniel Amorim Assunção Neves debateram sobre moderna execução civil.
“As primeiras palavras são de alegria e felicidade pelo momento. A escolha desse curso é proposital, é um curso para os advogados. Nossa finalidade é trazer o olhar do advogado, então não haveria foro mais adequado para realizar esse curso senão a nossa Ordem”, celebra o professor Juvêncio.
“Falar em OAB, Escolas, me traz uma alegria porque eu sempre fui um adepto da ideia pragmática do processo civil. Como estudioso é óbvio que não vou me descuidar da doutrina, das discussões acadêmicas, mas isso tudo sem a utilidade na prática forense não leva ninguém a nada. O processo é um instrumento. Nós precisamos produzir ciência para a prática”, defende Daniel em sua fala inicial.
Participaram do primeiro dia de evento também o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará, Eduardo Pragmácio Filho, no momento da abertura. “Por videoconferência a gente consegue democratizar o acesso e esse foi o curso de maior sucesso na história da ESA-CE, impensável para ser realizado presencialmente. Fica uma lição de sempre termos essa modalidade mista”, afirmou Erinaldo.