Negócios

Coleção leva o Cariri para a passarela da SPFW 2019

Batizado SerTão Cariri, o trabalho é da marca cearense Amapô com a colaboração de alunos do curso de Desenhista de Moda do Senac Crato.

No dia 17 de outubro a coleção SerTão Cariri, idealizada pela marca de jeanswear Amapô em parceria com o Senac Ceará, faz sua estreia em grande estilo, na passarela da São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da America Latina. O trabalho foi feito em um processo de colaboração com os alunos do curso de Desenhista de Moda do Senac Crato, sob a supervisão das sócias e idealizadoras da marca, Carolina Gold e Pitty Taliani.

A coleção surgiu a partir de uma inquietação da própria dupla sobre a representação da diversidade brasileira na moda. “A Amapô é uma marca que desde o início olha bastante para dentro do Brasil. Temos uma inspiração constante na cultura do País, todos os nossos desfiles trazem alguma influência nesse sentido. No caso do Nordeste, já tivemos presentes elementos como o maracatu, o forró. Existe esse envolvimento, é uma coisa veradeira. Então a proposta da SerTão Cariri veio quase como um presente”, conta Carolina Gold.

A ideia foi formatada a partir de uma conversa com o gerente de negócios estratégicos do Senac no Cariri, Isaac Coimbra, com a ajuda do produtor, stylist e diretor criativo Claudio Santana. Na edição 2019 do DFB Festival 2019 Claudio assinou a direção de todos os desfiles – entre eles o da coleção cápsula Cariri Visceral, idealizada pelos alunos dos cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista do Senac Crato. “Ele fez essa ponte para a gente”, recorda Carolina.