Ceará

“CNH Popular”: Governo do Ceará atrasa pagamento à 170 autoescolas

Última edição da “CNH Popular” no Ceará foi lançada em março de março pelo governador do estado, Camilo Santana (PT). Programa foi criado no ano de 2009 para atender trabalhadores carentes.

IMG 7730

O pagamento das 170 autoescolas vinculadas ao Programa CNH Popular, financiada pelos cofres do Governo do Ceará, para formar gratuitamente motoristas, está atrasado há cerca de 6 meses. A última vez que as empresas receberam os pagamentos foi em novembro do ano passado, segundo o Sindicato das Autoescolas, que media a situação com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE).

Diante desse cenário, algumas autoescolas já deixaram de ofertar serviços, inclusive para estudantes que iniciaram o processo e, sob a justificativa de que a empresa não está mais recebendo o dinheiro do Estado, tiveram a formação para retirar a CNH paralisada. Parte das empresas, segundo o sindicato, alega estar com falta de condições para manter funcionários e estrutura.

O programa CNH Popular foi criado em 2009 e possibilita o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Quem se habilita na categoria A recebe um capacete, garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, e que atende às exigências legais vigentes.