Política

Ciro Gomes tenta emplacar Mauro Filho em reforma previdenciária com aval de Maia

A ideia de Ciro é participar ao máximo do debate legislativo, opinando e indicando, mantendo-se vivo na política, após derrota presidencial.

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (PDT) pretende cumprir um compromisso de campanha firmado com a bancada cearense e emplacar aliado de Ciro e do (PT) na ‘Reforma da Previdência’. O deputado pedetista Mauro Filho (PDT), afilhado de Ciro e ex-secretário da Fazenda do Ceará de Camilo Santana (PT), é um dos favoritos de Maia para presidir a Comissão Especial da reforma previdenciária.

Essa semana, Ciro Gomes veio a público criticar a Reforma da Previdência: “Essa reforma é um estilo do Bolsonaro. Ele está fazendo aquele ‘se colar, colou’, está jogando a proposta com casca e tudo, muito pior, para ter o que negociar,” disparou Ciro, que agora tenta dificultar a aprovação da proposta de Paulo Guedes no planalto, indicando seu apadrinhado.

“Nós temos um projeto que procura resolver  o problema da Previdência, porém respeitando as diferenças do Brasil, que é um país muito desigual. Por exemplo, nosso projeto não aceita que se imponha ao trabalhador rural a mesma idade mínima que se dá ao trabalhador engravatado do ar-condicionado. Não é que um não seja tão respeitável quanto o outro, é que a vida do campo, especialmente no sertão, no interior da Amazônia, no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, é uma vida que muito precocemente envelhece o nosso povo”, afirmou.