Teodoro era candidato do ministro da Educação Camilo Santana, ele era o único candidato nordestino, já Afrânio tinha o apoio do senador e presidente do Senado Rodrigo Pacheco.
O desembargador cearense Teodoro Silva Santos foi escolhido pelo presidente Lula (PT) para ocupar uma das duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é um dos quatro nomes na disputa por duas vagas. Outro escolhido foi o mineiro Afranio Vilela. Teodoro era candidato do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ele era o único candidato nordestino, já Afrânio tinha o apoio do senador e presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD).
Os outros candidatos eram Carlos Von Adamek, de São Paulo, apadrinhado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, e Elton Leme, do Rio de Janeiro. O candidato mineiro também era apoiado pelo ministro Alexandre de Moraes, que não conseguiu colocar seu aliado derrotado pelo de Dias Toffoli.
A definição de Lula veio após uma lista quádrupla votada pelos ministros do STJ dos Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal para as duas vagas.