Brasil, Direito&Justiça

Cearense é eleito presidente da Associação Nacional dos Procuradores

Procurador do estado Vicente Braga foi eleito, ontem, presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal – Anape para representar mais de 3 mil procuradores de todo o país.

Vicente Braga é presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará – Apece desde 2016 e atualmente é também diretor de Assuntos Legislativos da Anape. O procurador esteve à frente de importantes iniciativas da associação a nível nacional, como a organização do Congresso Nacional dos Procuradores de Estado ocorrido em 2019 em Fortaleza e que reuniu cerca de mil participantes de todo o Brasil; e na mediação do diálogo da categoria junto à Câmara e ao Senado Federal sobre pautas pertinentes à carreira, como a reforma da previdência.

De acordo com Braga, a nova diretoria enfrentará um período de lutas tanto no Congresso Nacional como no Supremo Tribunal Federal.

“Muitas foram as conquistas da Anape nesses últimos três anos, mas ainda há muito a ser feito diante do cenário desafiador pelo qual passa o Brasil. Enfrentamos um período turbulento não só na saúde pública, com a pandemia da covid-19, mas também de ameaças às prerrogativas dos Procuradores dos Estados e do DF, às carreiras do serviço público e à autonomia da Advocacia Pública”, destacou.

A eleição da ANAPE aconteceu entre os dias 19 e 20 de maio, por meio eletrônico. A chapa “ANAPE para Todos”, presidida pelo procurador cearense, foi eleita com 1.622 votos dos associados.