Brasil

Ceará tem domingo de manifestações e protestos em Fortaleza

De um lado, grupos defenderam a Lava Jato, pediam o impeachment do STF e defendiam o presidente Bolsonaro. Do outro lado, grupos de esquerda protestaram contra a prisão de Lula.

O Estado do Ceará teve o fim de semana de manifestações em Fortaleza na praça Portugal e na praia de Iracema, principais pontos turísticos da cidade. Protestos aconteceram em todo o país para convocação a favor da Lava Jato. Milhares de brasileiros das mais diferentes correntes políticas foram às ruas, neste domingo (7), em todo o país, em uma série de atos e manifestações.

De um lado, grupos defenderam a Operação Lava Jato, o presidente Bolsonaro e comemoraram a prisão do ex-presidente Lula, que completou um ano. Do outro lado, grupos de esquerda protestaram contra a prisão do petista. Em alguns estados, como São Paulo, houve tumultos, xingamentos e brigas entre os manifestantes.

Segurando uma bandeira do Brasil e vestida de verde e amarelo, a empresária Helena Martins, 45 anos,  gritava “Fora STF”.  “Estamos muito infelizes com essa politica do Supremo”, afirmou.  Ela disse que acompanha as manifestações alinhadas com o movimento político da direita desde o movimento pró-impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Além do Ceará, os atos a favor da força-tarefa da Lava Jato e contra o STF ocorreram em pelo menos 12 cidades do país e no Distrito Federal.

Em nota, o STF informou entender “que manifestações como as de hoje são naturais em uma democracia consolidada, como a do Brasil, garantidas pela Constituição  e já reafirmadas em diversas oportunidades pelo próprio STF”.