Ceará

Ceará apresenta redução de 50% em roubos de veículos

Na mesma época analisada, o número passou de 2.598 para 1.284. Considerando os dados mês a mês, a redução na quantidade de roubos de carros e motocicletas no Estado também esteve em torno de 50%.

Em janeiro, o número passou de 891 roubos em 2018 para 407 em 2019 (diminuição de 54,3%); em fevereiro, caiu de 794 para 405 (redução de 49%); e em março, foi de 913 para 472 (redução de 48,3%).

Durante o mesmo período de 2019, as forças de segurança mantiveram os números positivos em relação aos roubos e furtos de veículos no Ceará. Assim como em 2018, que fechou em queda, janeiro, fevereiro e março registrou uma diminuição de 54,3% nos roubos e de 29,6% nos furtos de veículos, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp), vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Para o secretário André Costa, a estatísticas positivas se devem aos investimentos feitos em tecnologias, como o Sistema Polícia Indicativo de Abordagem (Spia), que atua baseado no combate à mobilidade do crime. “Este é um conceito científico criado no Ceará, que parte do pressuposto que quase todos os crimes são praticados dentro de carros ou a bordo de motocicletas”, ressalta o secretário. O gestor atribui ainda que os números são resultados da ampliação do sistema de videomonitoramento e da integração de câmeras pertencentes à União, ao Estado e aos municípios.