Ceará

Ceará / 14 mil pacientes estão na fila do SUS por atendimento só em Fortaleza

A demora pode chegar a 60 dias, em casos cirúrgicos, e de até um ano, para atendimento clínico.

Cerca 14 mil pacientes cearenses estão na fila do SUS por atendimento só em Fortaleza. A demora pode chegar ate 60 dias, em casos cirúrgicos, e de até um ano, para atendimento clínico. Pacientes que precisam de atendimento e exames especializados, reclamam da longa fila de espera. A demanda na rede municipal de saúde diária é de 4 mil solicitações, entre exames, consultas e serviços contínuos.

Já são cinco anos “de pé em uma fila que parece não andar”. Desde 2012, a aposentada Maria Eliete de Oliveira, 74, busca por uma cirurgia para sanar as dores e o mal estar diários que a vesícula “já toda comprometida” causa. Os procedimentos como o da agricultora – ainda sem data para realização no Hospital Geral Dr. César Cals – lideram a lista de 25.116 cirurgias eletivas aguardadas por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Fortaleza, de acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Para a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Mayra Pinheiro, a falta de recursos e a “desorganização da gestão pública” são as principais causas para a não realização dos procedimentos.