Proposta havia sido aprovada em dezembro de 2020, mas não foi sancionada pelo Palácio do Buriti.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) derrubou, nesta terça-feira (8/2), o veto do governador Ibaneis Rocha (MDB) que derrubava uma lei que garantia o porte de arma de fogo para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) no DF, a informação foi confirmada pela Revista do Distrito Federal. Com isso, fica liberado o porte de arma para a categoria CACs.
A proposta havia sido aprovada em dezembro de 2020, mas não foi sancionada pelo Palácio do Buriti. O governador vetou o projeto, com a justificativa de que não cabe aos estados e ao Distrito Federal legislarem sobre o tema.
O atirador desportivo já preenche os requisitos legais exigidos para a concessão do porte de armas, mas a iniciativa garantiria “segurança jurídica” para o tema. “Muitas vezes, o CAC sai de sua casa e é abordado no caminho de sua casa para o clube. Se ele não tiver uma guia, que é a chamada guia de transporte, pode ser encaminhado para a delegacia e enquadrado como porte ilegal de arma”, diz o deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), autor da proposta. (Foto: Divulgação)