Direito&Justiça

CAACE cria rede de apoio a advogadas vítimas de violência doméstica

Entidade disponibiliza assistência psicológica e até diárias de hotel para auxiliar profissionais com casos de maus tratos. Número de denúncias vem aumentando, transformando temor por represália em coragem.

A violência doméstica e familiar contra a mulher tem ganhado cada vez mais espaço em quase todas as esferas de discussão no País. Os debates se espalham, ações ganham forma e milhares de histórias – antes escondidas nas profundezas da alma, tomadas pelo medo – são expostas para empoderar aquelas que, um dia, pensaram estar sozinhas.

Para comprovar tais afirmações, basta atestar que o número de denúncias contra os maus tratos vem crescendo mais e mais a cada dia. O receio pelas possíveis represálias, aos poucos, dá lugar ao sentimento de libertação. Porém, apesar de várias batalhas conquistadas, a guerra ainda está longe de ser vencida. Pensando nisso, a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) criou uma rede de apoio às mulheres advogadas vítimas de agressão.

“Estamos em busca de, cada vez mais, jogar luz sobre o tema e encorajar todas as mulheres a se libertarem. Os maus tratos podem estar em todos os lugares, independente do lar, da classe social. Advogadas também são suscetíveis a isso. Por isso, estamos aqui para mostrar a todas que ninguém estará sozinha nessa luta, estaremos todas juntas e unidas”, destaca Lara Gurgel, vice-presidente da CAACE.