Política

Bolsonaro troca Vélez por Abraham Weintraub e cessa guerra’ no MEC

Colombiano naturalizado brasileiro, Vélez Rodríguez tomou posse no cargo em 1º de janeiro e enfrentava uma “guerra interna” no MEC provocada por Olavo de Carvalho.

Após admitir que as coisas não estavam “dando certo” no Ministério da Educação (MEC), o presidente Jair Bolsonaro formalizou nesta segunda-feira (8) a demissão do titular da pasta, Ricardo Vélez Rodríguez. O presidente também comunicou a indicação do professor Abraham Weintraub para o cargo.

Na sexta-feira (5), em um café da manhã com jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro disse que o ministro poderia deixar o cargo nesta segunda-feira (8). “Segunda-feira vai ser o dia do ‘fico ou não fico'”, disse o presidente na ocasião. Pouco depois da declaração do presidente, Velez, que participava de um evento em Campos do Jordão (SP) declarou que não entregaria o cargo. 

No café, Bolsonaro também afirmou que não existe rivalidade entre a ala ideológica do governo – influenciada pelo escritor Olavo de Carvalho – e a corrente militar, composta por generais que integram altos cargos no Executivo federal.