Ceará

Ataques / Chefe da Casa Civil confirma que governo sabia que ataques ocorreriam

Élcio Batista revelou que governo Camilo Santana sabia, antecipadamente, dos ataques ordenados por chefes de facções criminosas vindos de dentro dos presídios, que iniciariam logo no início de 2019.

Recém-empossado como novo Chefe da Casa Civil do governo Camilo Santana (PT), Élcio Batista na qual é amigo pessoal de Camilo, revelou e confirmou durante entrevista que o Estado do Ceará sabia, antecipadamente, dos ataques ordenados por chefes de facções criminosas vindos de dentro dos presídios, que iniciariam logo no início de 2019. No total, já somam mais de 120 ataques registrados até a manhã desta segunda-feira, (07), sendo os últimos nas cidades Crateús, Icó, Nova Russas e Marco.

O braço direito de Camilo também negou que a separação de presos é feita com uma divisão entre facções. A Revista Ceará teve acesso à um documento expedido pela SEJUS que revela e confirma a separação de presos seguindo os protocolos penitenciários; “Facção A, segue no Presídio 1 / Facção B, segue no presídio 2 / Facção C, segue no presídio 3”. O Chefe da Casa Civil só não esclareceu por que a Secretaria de Segurança não antecipou todas as medidas urgentes e cabíveis pelo governo petista para inibir e desmontar os ataques já descobertos pelo serviço de inteligência. Élcio também é contra a “Intervenção Federal” no Ceará.

Desde de 2015, quando o Camilo assumiu, nós começamos a nos preparar justamente para fazer os investimentos corretos na área da segurança pública. Ao longo desses quatro anos, foram feitos esses investimentos. Nós já sabíamos que haveria uma reação do crime organizado relacionado com essas atitudes lideradas pelo Governador Camilo Santana. O investimento na segurança causou isso. Então, a gente se preparou para que isso acontecesse”, disse.