Saúde

Assembleia Legislativa aprova projeto que propõe “Cartão Digital de Vacinação”

Projeto de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), propõe a criação do Cartão Digital de Vacinação e de um banco de dados para armazenamento das informações, no âmbito do Sistema de Saúde Estado do Ceará.

F87A9305 3574 42AD B78E 5B2E765FAE2B

Foi aprovado, nesta quinta-feira (22), no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de indicação 64/2019, de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que dispõe sobre a criação do Cartão Digital de Vacinação e de um banco de dados para armazenamento das informações, no âmbito do Sistema de Saúde Estado do Ceará.

Segundo o projeto, o Cartão Digital de Vacinação deverá utilizar recursos computacionais para cadastrar informações de vacinação, contendo, dentre outros, o local, o lote de fabricação, data de vacinação e fabricante, na forma do regulamento.

“As informações referentes aos pacientes e à vacinação, bem como aos procedimentos utilizados, deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados, que servirá de base para planejar ações de saúde pública, para promover campanhas de conscientização e para adquirir e administrar as vacinas de forma adequada”,explicou Aderlânia Noronha.

A parlamentar destacou ainda a importância da aprovação do projeto diante das últimas notícias sobre ações que prometem a modernização da saúde no Estado; “O Governador Camilo Santana lançou um pacote de medidas para fortalecimento da rede de atenção primária, criação do hub da saúde, entre outras ações prioritárias. Com a criação do Cartão Digital de Vacinação e do banco de dados interligando toda a rede de saúde, será possível acompanhar o histórico de imunização de cada cidadão, evitando qualquer conflito de informações, como saber se a pessoa já recebeu determinada vacina ou não”, disse Aderlânia.