Ceará

Alta / Apesar do 17º corte na alta da gasolina Postos resistem e não reduzem o preço final nas bombas

A Petrobrás anunciou nesta segunda, (26) uma nova redução no preço da gasolina em suas refinarias, que passará a R$ 1,5007 por litro nesta terça (27).

O valor nas refinarias é o menor valor desde outubro de 2017, considerando a correção dos preços pela inflação. O corte que ocorrerá amanhã, terça-feira, (26) será o 17ª consecutivo, acompanhando a queda das cotações internacionais do petróleo. Motoristas reclamam e dizem não ver a redução no preço final das bombas dos Postos de combustíveis no Ceará. O ciclo de queda foi iniciado no dia 22 de setembro, motivado pelo recuo da taxa de câmbio às vésperas do 1º turno das eleições. Desde então, o preço da gasolina nas refinarias da Petrobras já caiu 34%. Apenas em novembro, a queda acumulada é de 19%.

Desde setembro, o combustível na usina caiu 31% (sem impostos) e atingiu o nível mais baixo desde julho. No posto, porém, a gasolina ficou só 1,75% mais barata para o consumidor em todo o País, no mesmo período. Preço médio da gasolina no Ceará é o mais alto do Nordeste, aponta Agência Nacional do Petróleo.

21 postos em Fortaleza foram notificados pelo PROCON por suspeita de preços abusivos, mas até o momento não houve mudanças. O Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Ceará resistem na fiscalização com a cobrança abusiva que chega até ao bolso do consumidor.