Esportes, Saúde

Alemanha é o 1º País a retomar campeonato de futebol, mas sem torcida no estádio para evitar coronavírus

Com cinco jogos simultâneos, a Bundesliga se tornou neste sábado (16) a primeira grande liga europeia a retomar suas atividades. Para poder realizar a partida, apenas os jogadores tiveram que se submeter a um rígido protocolo sanitário e entraram em campo em um estádio sem torcedores.

O mundo do futebol também está de atento às partidas para verificar a eficácia dos protocolos de segurança e saúde para evitar a contaminação dos envolvidos no evento, que irão acontecer de portões fechados ao público. A letalidade da Covid-19 em terras alemães é considerada baixa pela OMS. O país registra cerca de 8 mil mortos e cerca de 176 mil infectados pela doença.

Sem cerimônia nem música, as equipes entraram em campo separadas. Não houve saudações entre jogadores, nem crianças por perto. Também não houve um aumento de adrenalina a cada ação de perigo.

Os jogadores do Schalke e do Borussia Dortmund entraram no Signal Iduna Park usando máscaras. A ‘Muralha Amarela’, famoso setor da arquibancada do Westfalenstadion, estava completamente vazia, sem a presença de milhares de torcedores que dão cor e vida especial a cada jogo do Borussia. No banco de reservas, cada jogador está separado por uma cadeira de distância. Já em Leipzig, que recebe o Freiburg, alguns jogadores optaram por manter as máscaras de proteção até durante o aquecimento.