Direito&Justiça

ABA Ceará apresenta balanço e ações no ano de 2020. “Novo olhar”

Nova gestão da Associação Brasileira de Advogados – Regional do Ceará, vem revolucionando o ensino jurídico no Estado a frente o advogado e presidente estadual da associação, Andrei Aguiar.

Com o objetivo de interiorizar as atividades, a ABA Ceará criou a Presidência da ABA no interior, já possuindo representantes em Limoeiro do Norte (Paulo Franco), Crato (Aderson Feitosa), Crateús (Marcelo Cavalcante), Iguatu (Nazaré Uchoa), Baturité (Diovanna Correia), Aracati (Cecília Viana) e Quixadá (Emanuele Nobre), todos integrantes da Diretoria Estadual, fincando assim a bandeira da Associação em todas as regiões do Estado, já caminhando com milhares de alunos do interior atendidos através de cursos e palestras em pouco mais de 2 meses.

A entidade regional do Ceará já iniciou a nova gestão aplicando a paridade de gênero para os cargos de sua diretoria, contando com 04 advogados e 04 advogadas em seus quadros diretivos, o que lhe conferiu legitimidade para lançar campanha e obter a aprovação no Conselho Federal da OAB da cota de gênero de 50% para os cargos da Ordem.

Neste curto espaço de tempo, a ABA Ceará realizou um planejamento do cursos ofertados, trazendo o “Curso de Iniciação à Advocacia”, com um formato bem prático, direcionado a diversas áreas do direito, professores de renome nacional, sempre voltado ao apoio ao jovem advogado que está ingressando na carreira.

E não para por aí. Além de tudo isso, a ABA Ceará vem tendo uma participação mais expressiva na realização de seminários e congressos, tendo criado o “Encontro ABA”, evento que passou a ser palco de grandes discussões nacionais com repercussões jurídicas e sociais, sendo incluído no calendário anual do Ceará, já tendo realizado tal evento sobre Direito Eleitoral e sobre Direito Digital, contando com a presença de ministros, desembargadores, juízes e advogados.

Os números mostram essa revolução na atenção ao advogado e resultado positivo: foram realizados 30 cursos/palestras, tendo atendido a 16.327 alunos.

A ABA Ceará, sensibilizada com as dificuldades enfrentadas pela advocacia em decorrência da pandemia, que trouxe graves repercussões econômicas, requereu à OAB-CE a ampliação dos descontos na anuidade, de modo a ser conferida a todos os advogados, independentemente da participação em cursos.

Atenta à defesa dos interesses da advocacia, a Associação ainda remeteu ofício ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE solicitando a participação dos advogados em todas as fases do futuro sistema virtual de resolução de conflitos que será implementado, de modo a garantir a defesa da classe e, sobretudo, da sociedade que teria a assistência de um profissional qualificado para analisar a sua demanda.

Para 2021, o Presidente da ABA Ceará, Andrei Aguiar, explica que “já vem trabalhando o cronograma para a realização dos cursos e grandes eventos para os advogados e advogadas da Capital e Interior do Ceará, sem perder de vista a estruturação de um setor para defesa das prerrogativas da classe, uma vez que há uma grande carência institucional para amparo da advocacia”.

Por tudo isso, após esses quase 3 meses de gestão em 2020, a ABA Ceará vem ganhando uma grande dimensão, sendo reconhecida pela classe e firmando o seu papel enquanto instituição que preza pelo aprimoramento profissional, formação de novos líderes e defesa dos legítimos interesses da advocacia.