Direito&Justiça

A Tecnologia Blockchain promovendo o Futuro Incorruptível

De acordo com a colunista da Revista Ceará, Dr. Gabriela Barreto, a Blockchain é um grande “livro contábil”, que registra vários tipos de transações, por uma rede de computadores, interligados pelo mundo inteiro.

No contexto do século XXI, frente às inúmeras transformações tecnológicas, os profissionais devem promover uma melhor integração da sociedade com as novas tendências disponíveis, como a tecnologia Blockchain.

A Blockchain é um grande “livro contábil”, que registra vários tipos de transações, por uma rede de computadores, interligados pelo mundo inteiro, tornando as informações mais transparentes, confiáveis, seguras, com registros imutáveis e de baixo custo de um banco de dados online, público e descentralizado. Em 2008, surgiu o primeiro conceito de Blockchain, através do artigo acadêmico nomeado de “Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer”, na época publicado por uma pessoa ou grupo sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, que seria supostamente o criador da criptomoeda.

No Brasil, em meados de 2014, foi deflagrada a Operação Lava Jato, por iniciativa da Polícia Federal, com o objetivo de desarticular os desvios de recursos públicos pela utilização da moeda virtual Bitcoin, assim, em conseqüência, foi impulsionado os estudos dos avanços tecnológicos na utilização da Blockchain, como forma de estruturação de um futuro incorruptível.

Frente ao potencial de crescimento, em várias frentes da tecnologia, diversas áreas já estão utilizando a criptomoeda, como crédito imutável para a recuperação de crédito. A logística em parceria com a empresa IBM, utiliza no transporte de cargas, registro do débito, saúde e serviços públicos.
A Receita Federal abriu consulta pública para colher sugestões e implementar um processo de monitoramento e investigação das transações de exchenges, que compram e vendem as chamadas “criptomoedas”, para fiscalizar e combater tentativas de corrupção. Também surgiu a criação do bCPF, uma versão da base de dados com o número de identificação, desenvolvendo mecanismos seguros e eficientes para compartilhar registro cadastral.

O governo brasileiro também está apoiando uma solução inovadora da Ethereum Blockchain, que traz transparência ao processo de cadastro dos projetos de leis de iniciativa popular através de um aplicativo móvel, a plataforma brasileira Mudamos +, facilitando a verificação de autenticidade da assinatura.

Nos setores públicos há o fornecimento de ferramentas para que o cidadão monitore em tempo real os fluxos e operações realizadas com dinheiro público, verificando qualquer irregularidade nas transações.
Grandes bancos brasileiros passaram a implementar a tecnologia, lançando serviços de pagamento transnacional para consumidores finais, como forma de proteção e transparência nas futuras investigações e ações bancárias.

O Smart Contracts, ou Contratos Inteligentes, facilitam as trocas financeiras entre negócios, verificando dados e executando processos sociais em escala computacional, permitindo que as trocas comerciais ocorram sem a presença de intermediários como no caso dos cartórios. Outro exemplo é a Slot It, fechadura com QR Code, desenvolvida através do Smart Contract, em que a fechadura bloqueia o acesso do hóspede ao imóvel após o esgotamento do tempo de reserva, sendo necessária uma renovação imediata do contrato. O Facebook se manifestou oficialmente sobre sua própria criptomoeda, a Libra. Apoiadores do projeto como Mastercard, Uber, PayPal e Spotify, acreditam numa maior segurança e credibilidade para o sistema.

Porém, a Câmara dos Estados Unidos se manifestou para que o Facebook suspenda imediatamente o lançamento da moeda, até que se verifique os impactos na economia. Superado os obstáculos, a previsão é de estar disponível em 2020. A plataforma automatizada Original My, que surgiu em 2015, segmenta a área de registros notariais da Blockchain, sendo possível certificar a autenticidade de documentos digitais, identidade de pessoas e assinaturas de contratos, gerando uma prova de conteúdo com mais veracidade.

Diante do exposto, além da mudança de mentalidade e integração das profissões às tecnologias, a Blockchain é uma forma de revolucionar a maneira como governos, instituições e corporações trabalham, podendo ajudar na arrecadação de impostos; emissão de passaportes; registro de terras; licenças; desembolso de benefícios da Previdência Social; procedimentos de votação e na construção de um Brasil incorruptível.