Ceará, Política

2022: Tasso diz que Wagner é retrocesso e defende aliança com Lula

Eleitores classificam postura de Tasso como “incoerente”, além de sua relação [morde e assopra] com Ciro e Cid Gomes baseada nos encontros e desencontros de cunho interesse político empresarial no Estado.

95FD236D C4BD 4450 B2C2 626B58AD27AA
(Foto: Beatriz Bley)

Ao fim de sua carreira política, Tasso Jereissati (PSDB) tem surpreendido, até mesmo, antigos e fiéis eleitores ao dar declarações públicas sobre o cenário político. Há eleitores que classificam a postura de Tasso como “incoerente”, além de sua relação [morde e assopra] com Ciro e Cid Gomes baseada nos encontros e desencontros de cunho interesse político empresarial no Estado.

Tasso sempre teve o poder de influência ao indicar nomes à cargos dentro dos governos dos irmãos Ferreira Gomes. A fala mais recente e polêmica do tucano foi ao defender uma aliança com Lula, antigo desafeto político onde já o classificou de “Picareta”. Para Tasso, ao citar Alckmin, uma aliança com o PT pode representar a superação da desunião política no Brasil. Ele acredita que a eventual chapa com Lula para presidente e Alckmin como vice tem possibilidades de vingar.

Já sobre sua relação com o ex-aliado, o deputado federal Capitão Wagner, Tasso afirma: “Para mim [Wagner] é uma decepção.” Tasso já chegou a lançar Wagner como pré-candidato a prefeito e a governador do Estado contra o grupo dos Ferreira Gomes.

Nos bastidores, comenta-se, que na verdade, Tasso sempre se articulava como aliado de Ciro e Cid, camuflando alianças. Citam como exemplo a traição de Tasso ao ex-governador Lúcio Alcântara. Hoje, ele faz uma avaliação positiva do governo do petista Camilo Santana (PT) e do prefeito José Sarto (PDT), em Fortaleza.